sábado, 20 de setembro de 2008

Encontro na ecopista do rio minho















































Programar um evento com 25 "esfomeados", não é fácil ! Um grupo extremamente exigente, conhecedor da boa bebida mas sempre acompanhada do melhor repasto " a moda antiga ", é o seu lema.

Organizamos, então, um pic-nic !

Entretanto, dada a complexidade logística, efectuámos uma incursão ao local, Valença do Minho, para avaliar todos os seus potenciais fluidos. Depois de várias inalações, concluímos que a fruta local depois da liquefacção, torna-se num produto final que usualmente apelidamos como " Boa Pomada "
Para confirmação da nossa escolha, o grupo batedor marcou o almoço para o Àlvaro das costelazinhas, mas para comer o célebre Bacalhau assado, regado com um Alvarinho um pouco amarelado e com um vinho verde tinto de Ponte do Lima, que Aprovou.

No final da degustação, concluímos que o vinho que iríamos beber no “pic-nic” e aprovado por unanimidade pelos batedores, seria o da Adega Cooperativa de Melgaço. Encomendámos as garrafas necessárias, não sendo necessário precisar o seu número, por motivos óbvios, ficaram à nossa disposição para o dia marcado, porque havia necessidade de refrescar as meninas à temperatura ideal, antes de serem desfloradas.

Deslocamo-nos até Monção, junto ao Rio, encontramos um local muito bonito para as nossas intenções mas um pouco longe da ecopista. Na prospecção de mais locais chegamos ao apeadeiro de Cortes, mais conhecido por Sª da Cabeça e aí encontramos o local ideal para as nossas intenções.

Estava feito o reconhecimento !

Agora, faltava reunir todos os consensos, avaliar as pertinazes vontades de cada um. Foram convocadas várias Assembleias para o efeito. Durante todos esses círculos não existiu grande consenso porque todos falavam muito alto e ao mesmo tempo, originando sons apenas audíveis aos animais das redondezas, de alta frequência, mas encontrámos democraticamente uma solução quando um dos vizinhos ameaçou chamar a Polícia, por causa do barulho. Foi nesse momento, quando todos estavam calados, que alguém murmurou : Fod…… eu vou fazer assim !

Estava encontrado o motivo do Pic-nic ! Tornava-se primordial, encontrar um motivo, para capear a Irmandade dos copos !

Um passeio de bicicleta ! Valença – Monção pela ecopista “ Rio Minho “, seguido de um pic-nic e retorno a Leça da Palmeira, no final do Dia.

Marcou-se o dia, determinaram-se prioridades e cada um ficara de trazer algo para acompanhar as bebidas. A partir daí, surgiram as primeiras dificuldades, uns não podiam levar nada, outros não conseguiam que as “patroas” arranjassem os “quituques” tão apalavrados, ao longo do tempo com afirmações, “ a minha patroa é que faz uns rojões, como nunca comi em lado nenhum “, outros com as pataniscas, frangos assados, enfim, só promessas, mas o problema maior residia na desistência dos únicos que bebiam pouco ou nada, atendendo que a logística do transporte estava suportada pelos menos qualificados para o espírito do vinho.

Mediante tal problemática, resolvemos alugar um autocarro “ Bus” para levar toda a Irmandade comodamente bem instalada na ida e certamente crentes de poder soprar todos os balões, na vinda, sem qualquer problema de maior.

Resolvidos tais pormenores, resolvemos equacionar um “Menu” e comprar no Supermercado local todos os géneros necessários. No final com a ajuda de outros irmãos, conseguimos elaborar a referida ementa.

M E N U

Atum à Algarvia

Frangos assados à Cafreal

Barriguinhas no churrasco

Fêveras do cachaço no churrasco

Entrecosto de churrasco

Filetinhos de bacalhau

Broa da quinta

Salada de feijão frade

Azeitonas do Seixal

Batata frita da quinta

Salada mista c/vinagre de Modena

Melão “abuello”




Vinho verde branco de Penafiel

Vinho verde tinto de Penafiel

Vinho verde branco de Melgaço

Vinho maduro tinto de Silgueiros

Cerveja

Iced Tea (existia 1 que não podia beber)

Whisky de malte

Gin tónico

Favaios

Aguardente

Como a previsão do tempo foi subornada, conseguimos obter um dia esplêndido, repleto de sol e encontramo-nos todos à porta do velho Torrião pelas 9,00 horas no Dia 13 de Setembro, onde embarcámos no falado Autocarro conduzido pelo próprio dono da Empresa, portador da imensa responsabilidade, face às Altas Individualidades presentes para o evento.

1º encontro na Ecopista do Rio Minho.

Uma Via verde junto ao Rio. Uma ideia genial de alguém que soube pensar em aproveitar o espaço dos velhos caminhos de ferro, aliado à recuperação e conservação das várias pontes e passadiços. Muito Bonito !

Algumas fotos dos Irmãos

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Publicitário na pré-reforma Desgostoso com estes governantes mas com vontade de agitar ...